Como montar uma lancheira saudável

A alimentação das crianças é assunto muito sério e preocupação constante de muitas mães elanches-saudveis11pais. As crianças costumam adorar alimentos industrializados, cheios de açúcar, sódio, gorduras conservantes e outros produtos químicos. E quando pedem, é difícil dizer não, não é mesmo? Como fazer, então, para que o lanche da escola seja uma refeição saudável?

Para compor uma lancheira saudável, são necessários 4 itens: uma porção de frutas ou legumes, uma porção de carboidratos, uma porção de proteínas e uma bebida.

Frutas e Legumes: ricos em fibras, vitaminas e minerais, são essenciais para compor uma alimentação saudável! Os nutrientes desses alimentos garantem o desenvolvimento adequado da criança, um sistema imune forte prevenindo doenças, e favorecem a concentração e aprendizado. Para o lanche, vale o que tiver a melhor aceitação pela criança. Algumas sugestões: morangos, tomatinho cereja, manga picadinha, palitos de pepino, banana, cenoura baby, maçã, milho (na espiga ou no potinho), pera.

Carboidratos: são alimentos que fornecerão energia para correr, brincar, aprender, e crescer. Prefira sempre as preparações que levam cereais integrais, mais saudáveis por conter mais fibras e nutrientes. Pão de forma integral, pão sírio, biscoito de arroz, bolinhos caseiros (feitos com cereais como aveia ou farinha de trigo integral, preferencialmente) são algumas das opções possíveis.

Proteínas: são os “tijolos” do corpo. Constroem músculos e formam hormônios importantes para o crescimento. Ovos cozidos, ovinhos de codorna, queijo branco, iogurte, leite fermentado, patês de atum ou frango desfiado são opções saudáveis e com proteínas de boa qualidade para o lanche das crianças.

Bebidas: o lanche da escola pode ser uma boa oportunidade para estimular  a hidratação (as crianças normalmente se esquecem de beber água). Por isso, água fresca, água de coco e sucos naturais de fruta são boas opções.

Montar uma lancheira saudável não é difícil! Ensine seu pequeno a ter, todos os dias, alimentos saudáveis e evitar as comidas de pacotinho. Alimentação saudável deve estar presente na escola, mas começa em casa!

Dê um bom exemplo, compartilhe as refeições e faça da alimentação algo prazeroso e bom para a saúde!!!

Matéria redigida por : HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

logo-homeostase

HOMEOSTASE FITNESS & WELLNESS

Unidade Vinhedo (19) 3826-4112
Unidade Campinas (19) 3307-8064 / (19) 3383-3363

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s