Palestra do pediatra José Martins Filho – A terceirização dos filhos

Olá pessoal!

10598574_616085598510381_1633376287_nHoje trago para vocês um pouquinho da palestra que fui convidada a participar com o presidente da academia brasileira de pediatria, o dr. José Martins Filho. Já o conhecia por seus livros e principalmente por um vídeo dele que rodou o Facebook há um tempo atrás ( e causou muita polêmica ) sobre a terceirização dos filhos. Para ver o vídeo, clique aqui

Criação de filhos é algo muito particular, muito mesmo! Acredito que muitas vezes não há certo e errado e sim uma forma de como administramos, cuidamos e direcionamos a nossa família, tem a ver com muita coisa, com condição social, com base familiar, experiências que tivemos na nossa infância, temperamento e por aí vai!

No meu caso, eu concordo muito com o que o dr. passa em suas palestras. Ele é a favor da cama compartilhada, de não deixar o bebê chorando, bebê que chora tem que ser acolhido!

Tudo embasado em estudos, ele prova que a presença dos pais nos 1000 primeiros dias de vida do bebê influencia o resto da vida da criança. Os estudos apontam que os primeiros 1000 dias do bebê são de extrema importância na vida dele e são considerados como os mais decisivos e importantes na vida da criança.

É o período que vai da concepção até o bebê completar 2 anos. Um exemplo chocante pra mim é que uma gestante que sofre muito stress na gestação, liberando substâncias no corpo decorrentes do stress, isso pode passar para o bebê ficando alojado na arquitetura cerebral dele, e a chance do bebê na vida adulta ter depressão é 4 vezes maior! Da criança ser esquizofrênica ou com autismo, é o dobro de chance! Ou seja, gravidinhas, vamos relaxar! rs. 

Ele é a favor e luta por uma licença-maternidade maior para as mulheres poderem amamentar seus bebês por mais tempo!! Espero muito que ele consiga esse aumento de tempo da licença-maternidade, todas nós sabemos da importância do leite materno!! 

E ele fala uma grande verdade: o mundo de hoje está difícil para convencer os pais que o afeto, a presença, é necessária para a criança…vale a pena refletir, repensar e adaptar a nossa rotina para atender esse bem tão precioso que são os nossos filhos, o futuro da nação. 

Deixo para vocês essa entrevista dele abaixo, que engloba muito do que ele apresentou na palestra. Espero que gostem e compartilhem! Quanto mais pais conscientes tivermos,de que, colocar uma criança no mundo não é só pagar a babá ou a creche, mais futuros brilhantes plantamos para nossos filhos. 

Entrevista exibida em Agosto de 2014 para a TV Cultura –  Clique AQUI para assistir!! 

Até a próxima, 

 

Juliana Zerbinatti

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s