Dicas para a hora de escolher a escola dos filhos!

escola

Olá!

Hoje queria compartilhar com vocês a minha experiência escolhendo a escolinha da minha filha. Catarina está com 1a09m e vai entrar na escola o ano que vem com 2 anos e pouquinho! Desde que nasceu, ela fica comigo. Trabalhava numa grande empresa multinacional e resolvi mudar o meu plano profissional para ficar mais tempo com a pequena, hehe!

Agora perto dos 2 anos de idade, vejo quanta energia uma criança tem!rs. Isso me enche de alegria, pois uma criança que não pára um minuto é porque está bem disposta, saudável e com a bateria cheia para receber novos estímulos!

Por esse motivo, ela vai para a escola por meio período para interagir mais com outras crianças, aprender a conviver em grupo com os amiguinhos, ter mais atividades direcionadas e gastar essa energia gostosa que criança tem! E aí começam as perguntas…o que eu devo verificar na escola? O que é bom? O que é ruim?

A primeira dica que eu dou é sobre como abordar a escola. Eu tinha lido e ouvido muito sobre não agendar a escola, aparecer de repente e pedir para conhecer, que assim a escola não vai mascarar nada.

Depois conversando com algumas mães e sentindo na pele essa emoção, rs vi que é interessante agendar sim. A maioria das escolas tem uma preocupação ( interessante ) em controlar quem entra na escola e que isso seja de uma forma organizada, outras se preocupam em não receber visitas na hora da refeição dos pequenos porque os distrai, outras já tem várias famílias agendadas para o dia. Essas justificativas eu aceito para voltar no dia seguinte.

Vamos nos colocar agora no outro lado…no lado das mães que já tem o seus filhos na escola que você vai visitar…você vai gostar se eles receberem todo mundo que bate na porta da escola à qualquer momento?

Pois então! O que eu fiz foi tirar um dia junto com meu marido para visitarmos as escolas da cidade e agendei tudo de um dia para o outro e algumas até no mesmo dia.

Seguem minhas observações para quem vai começar essa saga! rs. Espero que ajude vocês 🙂

  • Comecei a observar a postura da escola na hora do agendamento. Escolas solícitas e organizadas com o agendamento já passam uma impressão boa para os pais. Observe o atendimento que você recebe nesse momento. Se está muito difícil de conseguir uma data, se só pode conhecer a escola em alguma ” aula aberta ” e não pode ir antes de jeito nenhum, fique de olho;
  • Peça referências. Geralmente as mães comentam sobre a escola dos filhos e ninguém melhor para você se informar do que uma mãe que já tem o bebê/criança na escola que você está visitando, também é importante trocar idéias com outras mamães para saber o que elas já ouviram sobre a escola, se ouviram algo, etc. Se você não conhece ninguém da escola que é a sua finalista, use a internet! Publique no seu perfil de Facebook se alguém conhece ou tem referências e pode ajudar, busque grupos de mães da sua cidade ou cidades vizinhas e se informe. Nada melhor do que tirar a dúvida;
  • Ao visitar à escola, verifique a higiene do local. Nós sabemos que com criança não dá para deixar tudo limpinho 24h por dia, mas a manutenção é sempre necessária. Verifique os brinquedos, tapetinhos de EVA, banheiros, refeitório, lençol da soneca das crianças, etc.
  • Atendimento. Informe-se sobre as atividades que a criança fará no período que está na escola, horários, quantidade de alunos por sala, número de professores/auxiliares por turma e fique de olho no atendimento! Acho imprescindível o bom atendimento nesse momento. É ele que vai te ajudar a se sentir bem com o local que você vai deixar o seu filho;
  •  Hora de ver a tabelinha adorável de preços rs!  Pergunte tudo para não ter surpresas depois: Valor da matrícula, preços das refeições, material escolar ( lista geral e preço dos livros ), agenda, e se há extras ( como para datas comemorativas: Dia das mães, Dia dos pais, etc. ), algumas escolas já incluem o valor dessas lembrancinhas do decorrer do ano na mensalidade, já outras cobram taxas extras durante o ano para cada data que vai ter lembrancinha.
  • Observe! Nada melhor do que observar as crianças da escola, se elas estão animadas, alegres, se as “tias” estão no controle da situação, aproveite esse momento que você está lá para olhar não só o local, mas também as pessoas. Parece uma dica boba rs mas quando você já olhou várias escolas, chega uma hora que você vai esquecendo de enxergar algumas coisas;
  • Pense na logística. Isso é muito particular de cada mãe, mas sempre levo em consideração isso. Filho pequeno ainda é possível que você seja chamada um dia ou outro por algum motivo ( está com febre, está chorando, etc ) e é sempre interessante estar mais perto para que você consiga chegar o quanto antes. Sem contar com o trabalho de sair X horas/minutos antes de casa para levar e buscar os filhos. Às vezes tem uma opção que você gostou mais perto de casa;
  • Observe possíveis “perigos”. Escadas sem proteção,saída da escola,grades, portas, etc. Você melhor do que ninguém no seu dia-a-dia com o bebê, sabe o que pode ser perigoso para ele, veja se a escola se preparou bem para isso;
  • Filosofia da escola e método de ensino. Peça todas as informações sobre o perfil de ensino da escola para ver se se encaixa com o seu perfil familiar e o que você quer para o seu filho;
  • Use o seu ” feeling”. Mãe é mãe! rs. Se você entrou numa escola e não se sentiu bem, não gostou por algum motivo que você não sabe qual, considere descartar! Intuição de mãe não falha!;
  • Leve o seu baby junto em todas as escolas. Você vai conseguir observar as que a criança mais se deu bem, isso também é importante!

E lembre-se! Siga o seu coração. O que é bom para uma mãe pode não ser para a outra. Cada família tem uma linha de pensamento, de critérios e observações com pesos diferentes para cada um. O importante é se informar e depois de matricular observar como está sendo essa nova fase.

A minha saga acabou e já escolhi a vencedora 🙂 Em janeiro volto para contar para vocês sobre o período de adaptação e como está sendo essa nova fase!

Espero ter ajudado! Bjs para vocês 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s